Criança pode ter colesterol alto

Foto
Veja como as crianças podem ser afetadas pelo colesterol e descubra como evitar o problema

O problema do colesterol alto não afeta só os adultos. Uma pesquisa da Unicamp descobriu que 4 em cada 10 jovens entre 2 e 19 anos apresentam grande quantidade de gordura acumulada no sangue. O número é alto e, se essa for a situação de seu filho, ele pode ter sérios problemas cardíacos no futuro. Veja como evitar que ele corra esse risco e tire as dúvidas com a nutricionista Alessandra Nunes.

1. O que causa colesterol alto em crianças?
Alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Além disso, pais que já têm esse problema e excesso de peso também contribuem.

2. Qual a diferença entre colesterol bom e ruim?
O colesterol ruim leva a gordura até as nossas células. Já o bom, "varre" a gordura para que ela não prejudique a passagem do sangue.

3. Quais problemas o colesterol pode trazer?
Os homens normalmente têm problemas cardíacos a partir dos 45 anos e as mulheres, a partir dos 55. As pessoas que têm colesterol alto desde a infância correm o risco de sofrer um infarto até 10 anos mais cedo do que essa média.

4. Meu filho pode ter esse problema?
Só é possível ter certeza por meio de um exame de sangue. Ele deve ser feito a cada seis meses ou um ano. E fique atenta, porque a criança magra também pode sofrer desse mal.

5. Com quantos anos é preciso começar a fazer os exames?
A recomendação da Associação Brasileira de Cardiologia é começar logo com 2 anos de idade.

6. O que ele está comendo de errado?
Frituras, leite integral, carnes com gordura, salgadinhos, presunto, mortadela, queijo amarelo e comida congelada. É melhor evitar tudo isso.

7. E o que é bom comer?
As fibras auxiliam no controle do colesterol. Por isso, coloque mais saladas, frutas e produtos integrais (pães, arroz, aveia) no cardápio dos pequenos. Chocolate amargo e azeite também ajudam. Fazer exercícios físicos é básico.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/crianca-pode-ter-colesterol-alto-6471


Rua Pinto Ribeiro, 205 - Centro - Barra Mansa, CEP 27310-420
Tel / Fax: (24) 3323-3021 | 3323-2941 | 3323-8879
contato@clicinavaleimagem.com

A Vale Imagem | Especialidade | Unidade da Mama | Clientes | Eventos | Convênios e Parceiros | Notícias e Artigos | Fale Conosco

2010 clinicavaleimagem.com - Todos os direitos reservados. Política de privacidade.