4 Truques in-fa-lí-veis para não comer além da conta

FotoExperts em nutrição ensinam o pulo-do-gato para emagrecer sem passar fome

1. Coma antes de comer.
Acredite: essa é uma grande estratégia para evitar um prato tamanho GG no almoço e no jantar. Na prática, isso significa literalmente fazer uma boquinha antes de sentar-se à mesa. Uma pesquisa com 59 pessoas e que durou cinco semanas, realizada na Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que quem come uma maçã 15 minutos antes de uma refeição ingere 187 calorias a menos. E isso equivale a deixar de comer uma barra de chocolate ao leite de aproximadamente 40 gramas! Para chegar a esse resultado, os cientistas separaram os voluntários em três turmas: a primeira comeu a maçã, a segunda bebeu o suco da fruta enriquecido de fibras e a terceira ficou com a bebida pura. E só o primeiro grupo -- o da maçã inteira -- contentou-se com menos comida. Os estudiosos americanos concluíram que frutas in natura, em geral, deixam o prato mais magro. "A pectina, que é um tipo de fibra, dificulta a absorção de gorduras e açúcares", esclarece a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, do Instituto Alpha de Saúde Integral, de São Paulo. Outra tática é optar por uma entrada um prato de sopa de vegetais pode reduzir o valor calórico em até 130 calorias. É como se você deixasse de engolir uma taça de vinho tinto com 150 ml! Mandar ver um prato grande de salada de folhas é mais uma boa pedida para não sentir tanta fome na hora H. Nesse caso, dá para reduzir em 12% o valor calórico da refeição. Só que a tal entrada deve ter entre 100 e 150 calorias, olha lá. E, só para variar, experimente um caldinho de vegetais com uma colher de sopa de flocos de aveia. "Esse cereal é rico em fibras solúveis, que formam um gel viscoso com a água, permanecendo mais tempo no estômago", conclui Lucyanna. E aí -- adivinhe -- nada de fome!

2. Encha o prato com...
... alimentos fibrosos e ricos em água. Além da salada e da sopa de vegetais como entrada, é importante escolher, tanto na refeição principal como na sobremesa, ingredientes com maior quantidade de fibras. É o caso dos cereais integrais, que dão saciedade pra valer. Frutas como melancia e melão têm o mesmo efeito. E não se esqueça da gelatina, dos ensopados e dos cozidos, que também não deixam você exagerar nas comidas engordativas. "Assim como a maçã, todos esses itens aplacam a fome rapidamente", completa Andrea Rabay.

3. Mantenha sempre a lancheira a postos.
Fazer pequenos lanches entre as refeições é fundamental para evitar picos de fome na hora do almoço e do jantar. Parece óbvio, mas nem todo mundo se dá conta de que ir para a mesa com fome de leão tem um resultado nefasto: um prato gigante. "Comer pequenas porções e mais vezes ao longo do dia não só diminui a fome como acelera o metabolismo", afirma o professor de educação física Carlos Simeão Júnior, de São Paulo, que é doutorando em nutrição. Logo, é importante ter sempre à mão um lanchinho saudável. Pode ser uma fruta, um iogurte, um punhado de frutas secas, uma barrinha de cereal integral ou um suco de caixinha -- sem açúcar, bem entendido.

4. Descanse se estiver cansado.
E fique longe da geladeira. Se tem uma coisa que faz as pessoas perderem o controle na hora de botar comida no prato, ela se chama cansaço. "Para compensar esse estado, o corpo procura uma fonte de prazer -- e a mais fácil e prática é a comida", afirma a psicóloga Suzy Camacho, de São Paulo. Além disso, a exaustão nos dá uma falsa sensação de fome. E aí vamos buscar no alimento a energia de que nem precisamos de verdade. Resultado: acabamos escolhendo alimentos mais energéticos e, portanto, mais calóricos. "Fadiga se cura com repouso, um cochilo ou um banho morno, por exemplo, e não com calorias", lembra a psicóloga. Ou seja, evite fazer uma refeição enquanto estiver caindo pelas tabelas. Caso contrário, seu prato vai pesar -- e muito -- na balança.

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/corpo/conteudo_291546.shtml


Rua Pinto Ribeiro, 205 - Centro - Barra Mansa, CEP 27310-420
Tel / Fax: (24) 3323-3021 | 3323-2941 | 3323-8879
contato@clicinavaleimagem.com

A Vale Imagem | Especialidade | Unidade da Mama | Clientes | Eventos | Convênios e Parceiros | Notícias e Artigos | Fale Conosco

2010 clinicavaleimagem.com - Todos os direitos reservados. Política de privacidade.