Medicina Nuclear

A Medicina Nuclear permite a análise funcional dos diversos órgãos e sistemas do corpo humano. Ao contrário da radiologia convencional, tomografia, ultrassom, que representam métodos fundamentalmente morfológicos (anatômicos), a medicina nuclear permite direta e indiretamente quantificar e ao mesmo tempo visualizar, através de imagens, o grau de metabolismo celular, a perfusão tecidual, e quebra de barreiras biológicas. A viabilidade celular tanto em tecidos normais, isquemiados ou neoplásicos, este dado é de fundamental importância na análise pré-terapêutica. Enfim um método funcional por excelência. Este estudo funcional e, secundariamente anatômico, é conseguido através do uso dos radiotraçadores e radiofármacos específicos para determinado tipo de sistema, órgão, célula ou interação molecular.

Um Radiofármico é constituido basicamente por radioisótopo, ligado a uma molécula farmacologicamente ativa, que permite o seu rastreamento através de detectores de radiação. Exemplo disto é o radiofármaco 99mTc-MDP, ou seja, o radioisótopo tecnécio-99m ligado ao fármaco metilenodifosfonado, que por ser análogo do fosfato tem a propriedade de adsorver-se a matriz óssea mineral através dos cristais de hidroxiapatita (formados por fosfato de cálcio e carbonato de cálcio). Assim, podemos inferir indiretamente o grau de metabolismo dos osteoblastos, detectando-se de forma muito sensível situações que levam a um aumento do remodelamento ósseo, como por exemplo, metástases, tumores ósseos primários, osteomielite e traumas, entre outros.

- Cintilografia de perfusão do Miocárdio, com isonitrila,
- Tálio e do metabolismo nervoso com MIBG.
- Perfusão Cerebral(SPECT)
- Pesquisa de refluxo gastro-esofágico.
- Estudo das glândulas salivares.
- Cintilografia Óssea com fluxo sanguíneo, Samário-153
- Cintilografia da Tireóide,
- PCI, Dose Terapêutica, Quarto Terapêutico (Dose Ablativa)
- Linfocintilografia, ROLL
- Gálio 67
- Cintilografia Hepática-biliar, Esplênica, Hemácia marcadas.
- Tratamento do Câncer da Tireóide
- Cintilografia da Tireóide
- PCA
- Tratamento por Quarto Terapêutico


Rua Pinto Ribeiro, 205 - Centro - Barra Mansa, CEP 27310-420
Tel / Fax: (24) 3323-3021 | 3323-2941 | 3323-8879
contato@clicinavaleimagem.com

A Vale Imagem | Especialidade | Unidade da Mama | Clientes | Eventos | Convênios e Parceiros | Notícias e Artigos | Fale Conosco

2010 clinicavaleimagem.com - Todos os direitos reservados. Política de privacidade.