Densitometria Óssea

A Densitometria óssea é atualmente o método mais indicado para se medir a densidade mineral dos ossos.

Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da Osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos. Os aparelhos hoje utilizados e disponíveis na Vale Imagem conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames cuja a exposição à radiação é baixa.

As partes de interesse para a análise das imagens para diagnóstico são: O fêmur, a Coluna vertebral e o rádio, além da calota craniana e mandíbula. As partes de interesse na obtenção das imagens para diagnóstico são o fêmur e a coluna vertebral, sendo que a nossos radiologistas exploram todas as áreas de estudo para melhor diagnóstico, como rádio e corpo inteiro. É recomendado que se repita anualmente a Densitometria Óssea para que o médico controle o acompanhamento evolutivo da Osteoporose.

A utilização do método de Densitometria na avaliação da composição corporal, permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra. Pois é o único método que avalia diretamente todos os compartimentos corporais (massa óssea, massa muscular, água e massa gordurosa).

Existem inúmeras aplicações clínicas do estudo da composição corporal, particularmente na Medicina Esportiva, Obesidade, Anorexia, reabilitação motora de doenças neuro-musculares e em avaliações nutricionais. Outras aplicações incluem a monitorização das alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes em uso de hormônio de crescimento, corticosteróides, esteróides sexuais e nos transplantados em uso de imunossupressores.

Avaliação da Composição Corporal

Com a varredura de corpo inteiro com densitômetros modernos, é possível medir a composição corporal de Gordura, tecidos não gordurosos como músculos e o tecido ósseo. Por esta razão o exame pode ser indicado para a avaliação de:

Atletas em programa de treinamento intensivo e condicionamento físico,
Pessoas não atletas em programa de condicionamento físico,
Pós fraturas,
Pacientes com deficiência de hormônio da glândula Tireóide,
Pacientes com Insuficiência Renal Crônica,
Na deficiência de vitaminas como a Vit. de cálcio
Pacientes com doenças metabólicas ou que afetam os ossos como a doença de Paget.
Pacientes em uso prolongado de drogas como corticosteróides, etc.


Rua Pinto Ribeiro, 205 - Centro - Barra Mansa, CEP 27310-420
Tel / Fax: (24) 3323-3021 | 3323-2941 | 3323-8879
contato@clicinavaleimagem.com

A Vale Imagem | Especialidade | Unidade da Mama | Clientes | Eventos | Convênios e Parceiros | Notícias e Artigos | Fale Conosco

2010 clinicavaleimagem.com - Todos os direitos reservados. Política de privacidade.